O que é Rappel e Canionismo

Rappel

Rappel é uma atividade vertical praticada com uso de cordas e equipamentos adequados para a descida de paredões, cachoeiras, escarpas montanhosas, vãos livres bem como edificações urbanas. A atividade é praticada essencialmente em grupo onde cada integrante se deve preocupar com o companheiro.

Rappel - Foto: Tiago Amorim
Trata-se de uma atividade criada a partir das técnicas do alpinismo o que significa que requer preocupação com a segurança do praticante. Este deve ter instruções básicas e acompanhamento de especialistas.

O Rappel também é utilizado como técnica de salvamento em diversas situações. Os corpos de bombeiros do mundo utilizam desta técnica para o resgate de pessoas.

Esta técnica foi incorporada nas atividades de aventura como vemos na foto ao lado e hoje é amplamente praticado no mundo.










Canionismo (Rappel em Cachoeiras e Cânions)


Canionismo - Foto: Marcelo Ávila

O Rappel também pode ser realizado em pequenas cachoeiras ou mesmo ao lado de grandes quedas d´águas, onde permite o praticante desfrutar uma sensação de total liberdade e contato com a natureza além do comum.

Técnicas especializadas são necessárias para a pratica desta modalidade do Rappel devido ao ambiente bastante heterogêneo encontrado na natureza.

A cidade de Santo Amaro, situada no recôncavo baiano, desfruta de belíssimas cachoeiras próprias para esta modalidade.


E nós do Rappel Adventures estamos preparados para levar você para esta nova aventura!






Equipamentos


São utilizados diversos equipamentos diferentes para cada necessidade. Existem equipamentos voltados para a ancoragem da corda de descida, como os mosquetões, as fitas tubulares e as ancoragens back-ups.

Entre os equipamentos individuais básicos estão a cadeirinha, mosquetão, luva, freio e capacete.

Nós do Rappel Adventures utilizamos de equipamentos com certificação de segurança internacional.



___________________________________


Se interessou pelo Rappel ? O Rappel Adventures oferece excursões para as mais belas cachoeiras do estado da Bahia como também oferece cursos individuais ou em grupos das técnicas verticais.

Trabalhamos também com grupos de empresas, entre em contato e verifique o pacote que mais se adequa a sua necessidade!
.